Saiba como eliminar de vez o mofo da sua casa

Mofo é o  terror da maioria das casas. Até porque eles podem fazer mal para a saúde. E em épocas de chuvas contínuas, parece que o problema fica ainda mais grave. Por isso, preparamos algumas dicas para reparar os danos e prevenir.  Confira:

Roupas sem cheiro de mofo
O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas (e não só no combate do problema nos armários). Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha terá saído! Em seguida, lave a peça.

Parede livre de manchas
Misture 1 litro de água com 1 litro de cândida e uma colher de sabão em pó ou líquido. Encharque um pano na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem.

Limpeza nos armários
Depois de tirar toda a roupa do armário, coloque vinagre branco dentro de um borrifador (guarde o frasco de um limpa-vidros, por exemplo) e espirre em todos os cantos, até nas gavetas. Passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas. O vinagre é ácido, então, ele inibe o desenvolvimento de fungos. A dica é repetir esse processo pelo menos uma vez por mês. Para acabar com o cheirinho de guardado, pegue uma meia-calça velha, coloque serragem de cedro dentro e pendure-a no armário. Ele neutraliza o cheiro de mofo, mas, diferentemente da naftalina, não tem odor.

Young attractive woman with clothes rack

Dicas práticas para prevenir o problema

Use giz de lousa

Coloque um punhado de giz dentro de um pote sem tampa no local onde desejar (quanto mais umidade, mais giz). Quando o giz estiver úmido, é só levá-lo ao sol e estará pronto para usar de novo! O mesmo giz pode ser usado por seis meses

Aposte sem medo no bicarbonato de sódio

Preencha um potinho até a metade com o pó e coloque-o em um lugar onde ninguém vai esbarrar nele (senão, imagina a sujeira!). Se preciso, faça vários potinhos iguais e espalhe pela casa para controlar a umidade. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é a hora de trocar.

Abra os armários

Faça isso uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular dentro deles. E não se esqueça de abrir as gavetas!

Atenção à decoração

Se possível, substitua carpetes por pisos frios e cortinas pesadas por persianas. Assim, o ambiente fica menos abafado e úmido.

Deixe as roupas expostas ao sol

A cada seis meses, leve todas as peças (inclusive roupa de cama) para tomar sol. Aproveite e faça uma faxina no armário, livrando-se do que não usa.