Organização da casa: 8 passos para manter a organização

Nossos dias estão cada vez mais corridos e muitas vezes a organização da casa acaba sendo deixada de lado, tudo fica bagunçado, os objetos espalhados e reorganiza-la começa a parecer uma tarefa impossível.

Desperate helpless freaking out woman standing behind sofa couch in messy living room. Young girl surrounded by many stack of clothes. Disorder and mess at home.

Mas, calma! Tudo começa com pequenos passos, a casa não fica organizada de uma hora para outra. Mantenha o foco e comece por partes, o importante é que todo dia seja feito um pouco.

1.Fazer um cronograma pode ser algo bem interessante. Reserve um tempo na sua agenda para isso, assim como um compromisso, e estabeleça uma rotina.

2 – Desentulhe! Esse é um dos passos mais importantes, mas também mais difíceis. Veja o que tem no guarda-roupas e jogue fora, doe, separe para reciclagem tudo o que não usa mais. Para fazer isso, pegue três caixas – uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo – e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor…). Faça tudo de uma vez só. Se tiver filhos, envolva-os na atividade, selecionando os brinquedos que estão fora de uso.

3 – Depois de se livrar de toda a bagunça, é hora da limpeza detalhada. Divida sua casa em setores e dedique um dia da semana para apenas um canto da casa. Utilize o despertador para cronometrar, e não deixe que o trabalho colocar as coisas no lugar, arrumar e limpar não passe de uma hora. Senão, no dia seguinte você terá outras atividades acumuladas.

4 – Despeje. Essa é uma ideia muito boa para agilizar sua organização da casa. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário, ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente. Agrupe as coisas parecidas ou de mesma função e, a partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar.

5 – A família de estar unida nesse projeto. Não adianta nada uma só pessoa tentar se organizar se as outras não cooperarem. Depois de definir as tarefas em conjunto, divida o que cada um fará e estabeleça uma rotina diária para esse trabalho.

6 – A área estando vazia, busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies, tornando-as frescas e novas novamente. Depois, coloque de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.

7 – Analise se tudo está guardado no lugar correto. As coisas que são usadas diariamente devem ter fácil acesso, as demais podem ser guardadas em lugares mais escondidos.

8 – Mantenha uma rotina à noite, quando chegar do trabalho. Seu cérebro precisa saber que as coisas mudaram. Se preparar o jantar, depois deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas, cuide dos animais de estimação, e faça uma lista de tarefas do dia seguinte. Tome um bom banho e, com tudo organizado, a noite de sono será muito mais tranquila.