Como combinar almofadas?

Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo multifuncional, que podem mudar radicalmente a decoração de qualquer ambiente (e sem gastar muito ;D).

Para começar: prefira um número impar de almofadas,  3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais bonitas. Para uma decoração moderna, priorize o  formato típico de quadrado ou retângular !

Combine Tom sobre tom

Por exemplo: um sofá roxo pode ser decorado com almofadas com estampa em tons de roxo e algumas em tons de lilás. Essa seria a técnica do tom sobre tom. É importante ressaltar, que nesse caso, dependendo das cores usadas e do restante da decoração, o ambiente pode ficar “monótono” – especialmente se o sofá for em cor neutra. Se você quiser adicionar um pouco de cor, vale adicionar um vaso com flores em cores bem vivas na mesa de centro.

Combinando almofadas tom sobre tom

Combine cores complementares e análogas

A outra opção é encontrar uma cor que combine com a cor do sofá, mesmo que aparentemente ela não tenha “nada a ver” com o tom do móvel. Uma forma de descobrir essa cor é usando o círculo cromático (veja imagem abaixo).

Ao combinar as cores, você pode usar as seguintes combinações sugeridas:

1 cor complementar à do sofá;

1 cor análoga e 1 complementar à do sofá;

1 cor análoga e 2 complementares à do sofá.

Exemplificando, se o sofá for roxo, o lilás e o rosa são análogas e o amarelo é a cor complementar.

cores complementares e análogas das almofadas

cores complementares para almofadas

Combine almofadas em sofás de cor neutra

Se o seu sofá for em uma cor neutra, como cinza ou bege, dá para combinar com praticamente qualquer cor e estampa de almofada. As cores vibrantes são ótimas sugestões e dão vida ao ambiente. Por exemplo, para um sofá cinza, almofadas rosa claro e rosa pink, algumas estampadas e outras lisas.

Combine almofadas em sofás de cor neutra

Combine estampas

Em primeiro lugar, tenha em mete: uma estampa não pode brigar com a outra. Uma dica para quem não tem muita experiência é misturar estampas com as mesmas cores ou em tons similares, porém com desenhos diferentes.

Combine estampas das almofadas

#DicasDaju!

Palavras-chave:

| |