Cortinas e persianas: Dicas para escolher e mais de 5 inspirações

Saiba como combinar cortinas e persianas sem perder o estilo e bom gosto!

1

Crédito da imagem: pxhere.com

Hoje em dia, é muito comum as ver as mulheres pesquisando site com anúncios de imóveis para tornar realidade o sonho da casa própria. Na maioria das vezes, elas costumam procurar projetos famosos no Brasil e no mundo como forma de inspiração, arquitetos e design de interiores são muito importantes.

No momento de decorar a casa, existem vários itens que devem ser levados em consideração para deixar tudo em perfeita harmonia. Mas poucas pessoas sabem que as cortinas e as persianas fazem parte da composição do ambiente, são elas que irão passar aquele ar diferente.

Continue lendo o artigo e saiba qual é a principal diferença entre persianas e cortinas, além disso, confira vários projetos que separamos exclusivamente para você e deixe a imaginação tomar conta! Não perca nenhum detalhe, deixe a sua casa do jeito que você sempre quis!

O que são persianas?

As persianas são muito particulares e bonitas, sendo cada vez mais vistas nos imóveis Curitiba. Elas são utilizadas na parte interna das janelas e portas, para assim impedir a entrada de luz durante o dia e deixar o ambiente mais aconchegante. As persianas também são excelentes isolantes térmicos, uma vez que bloqueiam a entrada de calor no verão e conservam o mesmo durante os meses de inverno. Por isso, é fundamental optar por aquelas que são feitas com materiais de alta qualidade e durabilidade. Confira alguns dos principais modelos:

  • Verticais: São muito indicadas pelos arquitetos para uso domiciliar e comercial, visto que combinam perfeitamente em qualquer ambiente. As persianas verticais possuem uma grande variedade no mercado, com diferentes cores e formatos. Alguns materiais são Poliéster, Juta, PVC e alumínio;
  • Horizontais: Elas são, na maioria das vezes, produzidas em lâminas de alumínio, o tamanho pode variar de acordo com as necessidades do ambiente. As persianas horizontais são monocromáticas e contam com cordas e cadarços fabricados em poliéster da mesma cor das lâminas. Costumam ser perfeitas para aqueles ambientes onde não pode entrar muita luz, é possível controlar a luminosidade com bastões em acrílico.

O que são cortinas?

As cortinas são muito semelhantes das persianas, entretanto conseguem deixar o ambiente mais elegante e adequado para receber visitas em um jantar de comemoração ou reuniões familiares. Por isso, no momento de procurar aluguel Curitiba, as mulheres estão cada vez mais atentas nesses pequenos grandes detalhes.

Este modelo de decoração proporciona privacidade, conforto e tranquilidade. Mas para que o projeto de decoração esteja completo e do jeito que sempre quis, é necessário escolher a cortina de acordo com o seu estilo e perfil. Confira os principais modelos e se encante junto com a gente:

  • Cortinas tradicionais: Combinam muito bem em qualquer ambiente da casa, sejam instaladas diretamente no forro ou direto no teto. São muito indicadas para quem deseja ter um quarto extremamente aconchegante e com personalidade diferenciada;
  • Cortinas rolo: São indicadas para ambientes cleans e que não possuem muitos objetos chamativos, podem ser colocadas em cômodos residenciais ou em escritórios, isso varia de acordo com o estilo de cada um;
  • Cortina romana: É ideal para ambientes mais sofisticados e elegantes, visto que possuem um charme único e muito especial. Este modelo de cortina é prático e não requer de manutenções regulares. Sendo uma ótima pedida para quem deseja diminuir u bloquear a entrada de luz durante o dia.

Inspirações de cortinas e persianas

Após ter entendido a diferença entre cortinas e persianas, é necessário conferir algumas ideias e inspirações para utilizar na sua casa. Pensando exclusivamente em você, separamos 5 projetos famosos pelo seu charme, elegância e bom gosto, obras de designs de interiores que conquistaram seu lugar neste mercado tão concorrido e disputado! Confira e deixe a criatividade tomar conta!

2

Projeto: Bless Decorações

A cor vermelha representa ousadia e elegância, permitindo deixar qualquer ambiente em perfeita harmonia. Além disso, são ideais para quem deseja investir em personalidade e estilo diferenciado. Combinam muito bem em salas de estar e jantar e nos quartos. Aqui, podemos encontrar modelos curtos e longos, a primeira pode ser utilizada em ambientes particulares, como é o caso das cozinhas, banheiros e quarts infantis. Já o segundo modelo, é indicado para salas e escritórios mais formais.

3

Doce Obra

Hoje em dia, é muito comum as pessoas optarem pela decoração rústica nos projetos arquitetônicos. E, claro, a cortina seguindo o mesmo padrão não pode faltar. Aqui, é possível combinar objetos relacionados ao campo, como flores, madeira, objetos antigos, espelhos com molduras de madeira e quadros. A cortina pode ser mais simples ou cheia de detalhes, o importante é preservar a essência da decoração rústica.

4

Arquiteta: Milena Schulmeister

As salas de jantar pedem mais elegância e nada melhor que uma cortina de seda para compor o ambiente. Elas proporcionam estilo e modernidade, combinando muito bem com sofás, mesa de jantar, espelhos, almofadas e flores. É importante prestar muita atenção nos detalhes do cômodo, não exagere, mantenha o equilíbrio e respeita a paleta de cores.

5

Projeto: Helena Bernardo e Felipe Araújo

O ambiente ganha vida com as persianas coloridas, certamente são uma aposta perfeita para quartos e salas. Aqui, use e abuse da sua criatividade, não tenha medo de errar. É muito comum que o estilo moderno se misture com contemporâneo e o minimalista, predominando as cores mais chamativas e a mistura de elementos, muitas vezes feitos em casa.

6

Projeto: Aclaene de Mello

Já pensou em decorar a sua casa ou apartamento com persianas de madeira? Está tendência está dominando o setor e cada vez mais arquiteto estão utilizando em seus projetos. São capazes de criar um ambiente aconchegante, mas sem deixar de lado a luminosidade. Durante o dia é possível apreciar um lindo dia de sol sem perder a privacidade dentro da sua casa.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre a decoração da sua casa ou apartamento! Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas a realizar o projeto dos seus sonhos!